voltar para página inicial

futuros imaginários

oiii gente! eu me chamo alice e vim compartilhar algumas reflexões sobre tecnologia, internet e futuros imaginários aqui nesse cantinho virtual. ♡⸝⸝ para esta atividade da disciplina de introdução às mídias digitais, resolvi escrever um pouco sobre a minha relação com a internet e como ela se conecta com algumas das ideias discutidas em sala. como estamos recriando a experiência dos blogs dos anos 2000, achei que faria sentido compartilhar algumas memórias e reflexões, do jeito que eu provavelmente faria naquela época.

nasci em 2001, então cresci acompanhando muitas das transformações da internet. diferente de quem viveu os primeiros anos da web, eu já encontrei um ambiente bastante conectado, cheio de redes sociais, jogos online e novas formas de comunicação. uma pessoa que teve muita influência nisso foi minha irmã mais velha, que me apresentou grande parte desse universo digital.

lembro de passar horas usando o msn para conversar com amigos. naquela época, entrar no computador depois da escola e encontrar alguém online era quase um evento. também usei bastante o skype, principalmente quando as chamadas de vídeo começaram a se popularizar. hoje parece algo comum, mas naquela época conversar com alguém pela tela do computador parecia quase uma tecnologia do futuro.

além disso, eu adorava os joguinhos da internet. passava muito tempo explorando diferentes sites, descobrindo novos jogos e interagindo com outras pessoas. olhando para trás, percebo que esses espaços não serviam apenas para entretenimento. eles também ajudavam a criar formas de sociabilidade e pertencimento dentro do ambiente digital.

club penguin era o meu favorito, voltava correndo da escola pra jogar hahah

outra lembrança importante é que eu já tive um blog e também produzi vídeos para o youtube. naquela fase, existia uma sensação muito forte de que qualquer pessoa poderia criar conteúdo e compartilhar suas ideias com o mundo. gravar vídeos, escrever textos e personalizar páginas fazia parte de uma cultura digital que incentivava a criatividade e a participação dos usuários.

durante a leitura de futuros imaginários, de richard barbrook, comecei a pensar sobre como muitas dessas experiências estavam ligadas a promessas feitas sobre a tecnologia. o autor argumenta que, ao longo de décadas, fomos apresentados a discursos que associavam novas tecnologias a um futuro melhor, mais conectado e mais democrático. essas previsões aparecem constantemente e ajudam a construir expectativas sobre o que a tecnologia poderá fazer pela sociedade.

de certa forma, eu cresci acreditando em algumas dessas promessas. a internet era apresentada como um espaço de infinitas possibilidades, onde qualquer pessoa poderia aprender, criar e se comunicar sem barreiras, e, em muitos aspectos, isso realmente aconteceu. graças à internet, tive acesso a conteúdos, pessoas e experiências que provavelmente não teria conhecido de outra forma.

ao mesmo tempo, barbrook nos lembra que a tecnologia, sozinha, não transforma a sociedade. por trás de cada inovação existem interesses econômicos, disputas de poder e escolhas humanas. isso me faz pensar em como a internet mudou desde a época dos blogs, do msn e dos vídeos feitos por diversão. muitos dos espaços que antes pareciam mais livres e colaborativos passaram a ser dominados por grandes plataformas e algoritmos.

por isso, revisitar a estética dos blogs para esta atividade é interessante. além da nostalgia, os blogs representam um momento em que a produção de conteúdo parecia mais pessoal e menos guiada pela busca constante por engajamento. escrever em um blog era compartilhar pensamentos, experiências e interesses de maneira mais espontânea.

no final, a leitura de barbrook me ajudou a perceber que os futuros tecnológicos não são inevitáveis. eles são imaginados, disputados e construídos por diferentes grupos ao longo do tempo. talvez o mais importante não seja tentar prever qual será a próxima grande tecnologia, mas refletir sobre como queremos utilizar as ferramentas que já temos hoje. obrigada por ler até aqui! até o próximo post ˚˖𓍢🌷✧˚.🎀⋆